(11)

Colposcopia

Gostou? compartilhe!

A colposcopia é um exame ginecológico, atuando como um complemento ao Papanicolau, que torna necessária a realização quando o resultado do segundo apresenta alguma anomalia, ou indica lesões e alterações sugestivas de infecção do HPV (o Papiloma Vírus Humano, em tradução literal), sendo um exame fundamental para prevenir e diagnosticar diferentes patologias presentes no colo do útero.

Isso porque a colposcopia é um exame em que o ginecologista examina o colo do útero e também as paredes vaginais com o auxílio de lentes de aumento, podendo ou não realizar biópsias durante o caso de alguma lesão na região ser identificada. O exame recebe esse nome pois é feito com um aparelho nomeado colposcópio, que permite a visualização de lesões que não poderiam ser vistas a olho nu.

Entretanto, é importante seguir algumas recomendações para a realização da colposcopia e, assim, permitir que os resultados sejam o mais preciso possíveis. Alguns dos preparos são:

  • Não utilizar nenhum tipo de gel ou creme vaginal 72 horas antes da realização do exame;
  • É preferível que o exame não seja feito durante o período menstrual;
  • É necessário estar 3 dias sem ter relações sexuais e sem o uso de pomada ou gel ginecológico.

Mais informações sobre colposcopia

Nos dias que seguem o exame é possível que haja corrimento acastanhado e também eliminação de secreção grumosa por via vaginal, sendo um resultado esperado devido à realização da colposcopia. Para obter maiores informações sobre esse exame entre em contato com a Jms Diagnósticos, uma clínica que atua há mais de 15 anos na realização de procedimentos médicos.