(11)

Papanicolau

Gostou? compartilhe!

O papanicolau é um procedimento ginecológico que deve ser realizado anualmente por mulheres de diferentes idades, tendo a principal função de detectar infecções vaginais, doenças sexualmente transmissíveis e também sinais precoces do câncer de colo de útero, sendo um tipo de exame que ao mesmo tempo que é simples, é extremamente poderoso e eficiente, consistindo em uma coleta do material encontrado no colo do útero que é analisado posteriormente.

A realização do papanicolau é indispensável anualmente para mulheres sexualmente ativas, sendo um exame indicado pelo médico para assegurar a saúde geral da região íntima, conseguindo detectar doenças precocemente e, assim, realizar o tratamento, de acordo com a patologia apresentada.

Ainda é importante mencionar sobre o papanicolau:

  • É importante seguir alguns preparos antes da realização do exame, como não ter relação sexual 72 horas antes do procedimento, além de não usar nenhum tipo de creme ou gel vaginal e também absorvente interno 48 horas antes;
  • Esse exame pode ser realizado por gestantes, não tendo nenhum tipo de contraindicação para esse caso, sendo incluído normalmente nos exames realizados no pré-natal;
  • Não pode ser feito em período de menstruação e também antes de, pelo menos, dois dias após o término do período.

Conheça mais informações sobre o papanicolau

O exame é realizado em poucos minutos por um profissional do setor. Além disso, os resultados devem ser lidos apenas por médicos experientes, visto que o tratamento e também a conduta pode variar de acordo com a idade da mulher. Portanto, para saber mais sobre o papanicolau entre em contato com a Jms Diagnósticos, uma clínica experiente que realiza exames ginecológicos e outros. Saiba mais!