(11)

Ultrassom

Gostou? compartilhe!

O ultrassom é um exame extremamente importante para o diagnóstico de doenças e também para analisar os órgãos e tecidos do corpo humano, visto que ele é realizado por um transdutor que permite a visualização em tempo real de qualquer elemento do paciente. O exame é prático, acessível e não causa nenhum efeito colateral nos pacientes, sendo muito requisitado para o diagnóstico e acompanhamento de diversas situações, como, por exemplo, para verificar o sexo do bebê em mulheres grávidas. Além disso, o ultrassom é indicado para outros fins diversos, como é possível citar:

  • Analisar e investigar dores e desconfortos abdominais;
  • Avaliar o desenvolvimento do feto em mulheres grávidas;
  • Diagnosticar e investir doenças no sistema reprodutor feminino;
  • Analisar e avaliar a estrutura de músculos, tendões e articulações.

Como não causa efeitos colaterais e é inofensivo, a ultrassonografia é realizada principalmente em gestantes e crianças, podendo ser feita com o intuito de acompanhar o pré-natal ou crescimento e desenvolvimento de recém-nascidos. Isso porque, além da possibilidade de visualizar os tecidos e estruturas do corpo humano, o ultrassom também pode ser utilizado para observar o fluxo sanguíneo de regiões do corpo, caso esteja acompanhado de um Doppler.

A realização do ultrassom é feita em diferentes posições, com preferência pelo paciente deitado. Depois desse primeiro passo, é aplicada uma camada de gel sobre a pele nua, com o transdutor sendo utilizado logo em seguida para realização do exame que vai fornecer imagens. O procedimento dura em média 30 minutos, variando de acordo com cada tipo de aplicação.

Entenda como funciona o ultrassom

Fundada em 1996, a Jms Diagnósticos oferece diversos procedimentos inovadores e tecnológicos para proporcionar o bem-estar de seus pacientes.