(11)

Vulvoscopia

Gostou? compartilhe!

A vulvoscopia é o exame responsável por avaliar a região da vulva, avaliando a pele, as mucosas e também as estruturas do órgão genital externo das mulheres. Sendo assim, a avaliação se dá nos clitóris, grandes e pequenos lábios, além das glândulas parauretrais, conseguindo observar e diagnosticar diferentes adversidades dessa região feminina. Normalmente, esse exame é um complemento a colposcopia, que analisa o estado das paredes vaginais e do colo do útero, podendo ambos serem realizados juntos.

O exame de vulvoscopia é feito com o colposcópio, que é um aparelho que permite a completa visualização da região por conter lentes de aumento, ampliando a imagem e permitindo uma análise eficiente das mucosas e demais estruturas analisadas durante a realização do exame. Ainda não há nenhuma contraindicação para realizar o procedimento, que pode ser feito, inclusive, durante a gravidez sem algum problema.

Algumas das indicações que devem ser seguidas antes do exame de vulvoscopia fazem com que o seu diagnóstico seja preciso e eficiente, como por exemplo:

  • É aconselhável que o exame na vulva seja realizado fora do período menstrual;
  • É necessário realizar a higienização da área e também depilar os pelos da região, podendo apará-los com uma tesoura e deixando-o bem curtos;
  • Nas 48 horas antecedentes do exame é necessário suspender quaisquer medicamentos tópicos na região genital que podem causar alteração na coloração da mucosa;
  • Não utilizar absorvente interno 48 horas antes do exame.

Procurando pelo exame de vulvoscopia?

Então conheça a Jms Diagnósticos, uma clínica que atua há mais de 20 anos realizando uma série de exames médicos, como a vulvoscopia e outros do ramo ginecológico. Para maiores informações entre em contato e saiba mais!